Fale Conosco
55 (11) 3284 9500
jobeconomia@jobeconomia.com.br
Acesso Cliente
 
Notícias
 
18/09/2019 - Reuters
Com recorde para etanol, Brasil vê exportação de açúcar ao menor nível em 12 anos, diz JOB

Com recorde para etanol, Brasil vê exportação de açúcar ao menor nível em 12 anos, diz JOB.

SÃO PAULO (Reuters) - Com uma menor destinação de cana para a produção de açúcar e um aumento na produção de etanol de milho, a fabricação do biocombustível pelo país será recorde em 34,3 bilhões de litros em 2019/20 (abril/março), ante 33,8 bilhões no mesmo período da temporada passada, estimou nesta quarta-feira a consultoria JOB Economia.

A produção de açúcar do país deve cair para 28,3 milhões de toneladas (considerando centro-sul e Nordeste), ante 29,1 milhões de toneladas em 2018/19, reduzindo a exportação do adoçante brasileiro para estimadas 18,5 milhões de toneladas em 2019/20, menor nível desde a safra 2007/08, segundo a JOB.

“Ou seja, retrocedemos 12 anos em exportação de açúcar, significando que atualmente temos no etanol combustível opção melhor de uso da cana que no passado”, disse Júlio Borges, sócio-diretor da JOB, em relatório.

Os preços do açúcar no mercado internacional estão oscilando perto dos menores níveis em uma década, com grande produção em países da Ásia, como Índia e Tailândia, exercendo pressão sobre os valores do produto.

Na safra passada, a exportação de açúcar do Brasil foi de cerca de 20 milhões de toneladas, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Já o consumo de etanol hidratado segue forte no país, com o produto competitivo frente à gasolina em alguns Estados, apontando para estoques baixos, com suporte aos preços, na entressafra, sinalizou o consultor.

Segundo a JOB, o consumo mensal previsto na safra atual para o etanol no centro-sul é de 2,5 bilhões de litros, enquanto nos primeiros cinco meses de safra o consumo mensal foi próximo de 2,7 bilhões de litros.

“Ou seja, o preço relativo etanol/gasolina na bomba deverá subir na entressafra para inibir o consumo”, disse a consultoria, avaliando que os estoques disponíveis para venda de açúcar e etanol, previstos para o final de safra, devem ser relativamente baixos.

“Isto dará suporte para preços.”

REVISÃO DE ESTIMATIVAS

A moagem de cana do centro-sul do Brasil em 2019/20 foi estimada em 579 milhões de toneladas, ante 568 mi t na previsão anterior e versus 573 milhões em 2018/19, com aumento na safra “devido a um clima mais favorável à lavoura”.

Vendo um mix da produção mais alcooleiro, devido aos preços relativos do etanol e açúcar, a estimativa de fabricação de etanol de cana do centro-sul foi elevada para 30,7 bilhões de litros, ante 28,5 bilhões na estimativa anterior, versus 30,9 bilhões em 2018/19.

No Nordeste, a oferta de etanol está sendo estimada praticamente estável, em 2,2 bilhões de litros.

Por Roberto Samora

 
 
 
 
 
 
Nome
Cidade
 
 
E-mail
 
Onde nos conheceu?
 
 
   
 
 
55 (11) 3284 9500 / jobeconomia@jobeconomia.com.br / skype: job.escritorio
JOB Economia desde 1994. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.
 
Institucional
Produtos
Serviços
Contato
Redes Sociais